Sempre desejada, nunca amada
A sensação angustiante de ser resumida aos desejos do outro

Motivo da tristeza em um fim de tarde e tema de músicas, poesias e produções femininas no geral, a sensação de nunca ser amada, apenas fruto do desejo dos homens é um frequente assombro na vida das mulheres. Até a considerada uma das mais icônicas entre elas, Marylin Monroe, se sentia exatamente assim. Esse é o real problema na verdade, ser vista como uma mulher extremamente linda, faz com que as pessoas minimizem o seu intelecto e ignore as suas aspirações, principalmente os homens.
Durante toda a nossa vida, somos pressionadas pela sociedade para interpretar um papel que nos foi imposto sem que pudéssemos fazer mudanças no roteiro, somos escravas da aparência e temos a nossa personalidade ignorada. É raro ver uma garota que não foi atingida pelos comentários sobre seu rosto, corpo e cabelo durante a puberdade, nos fizeram acreditar que os meninos não olhavam para nós porque não éramos bonitas ou sensuais o suficiente. Éramos apenas crianças, mas a pressão da estética já danificava nosso comportamento e arruinava o nosso psicológico. Sutiãs maiores, roupas curtas e maquiagens fortes. Por um tempo curto, essa sexualização nos causa satisfação, nesse momento, ainda não temos consciência que isso é bem mais profundo do que parece.
O tempo passa e já não queremos parecer mais velhas e agora, somos consideradas bonitas pelo mesmo tipo que acabaria com a nossa autoestima no ensino fundamental. Com a mente mais madura e o fim da fase de descobrimento, criamos gosto pela arte ou pela ciência, sabemos as nossas músicas preferidas e temos opiniões políticas, a aparência importa, mas junto com a sua alma. É nessa fase que cai a ficha do quão desesperador é ser apenas desejada, a percepção do outro se limita apenas ao seu corpo e para você, não é suficiente. Os comentários sobre a sua beleza não te impressionam mais, a falta do reconhecimento intelectual e a falta de interesse pelo seu conteúdo criam um buraco cada vez maior, um buraco que o outro não percebe, nem se importa, pois é interno e vai além da forma.
¨I've been the archer
I've been the prey
Screaming, who could ever leave me, darling?
But who could stay?¨The Archer – Taylor Swift
A consequência disso é o esvaziamento da alma e a constante comparação, o amor aquece a vida humana, mas é sempre oferecido de forma escassa às mulheres e é claro, nós sentimos falta disso. A melancolia se torna frequente ao observar que a pessoa de quem você deseja o afeto só aparece em situações de desejo carnal, mas não está lá para o dia a dia e não sabe como reagir ao te ver chorar. Você se pergunta por que não pode ser amada, por que sua personalidade não parece interessante o suficiente e por que parece ser só com você. Até sua amiga ligar chorando pelo mesmo motivo, te fazendo perceber que nenhuma de nós está salva.
Por muitas vezes eu alimentei esse desejo de alguém que eu sentia bem mais, alimentei isso até que não me fosse mais suficiente somente o desejo, então eu acabei me esvaziando compulsoriamente. Eu não tinha mais certeza das minhas opiniões e nem da minha inteligência, minha única certeza era a beleza, afinal era a única validação que estava sendo-me entregue. Já não sabia mais como eu era além do que era desejado. Por fim, caiu sobre os meus ombros a percepção e imensa dor de não ter sido amada, nunca, apenas desejada e até que eu não seja mais uma novidade e o fetiche do outro tenha sido superado.
Após uma grande reflexão, é perceptível que não há nada de errado conosco, é sobre a superficialidade constante e indesejada com que nos enxergam. É sobre a forma como fomos ensinadas a ser, ignorando tudo o que somos. Para quem sabe assim, termos a falsa sensação do amor por tempo limitado ou viver nessa ilusão e invalidez como esperam que aconteça.
Por isso, amem a fotografia, a literatura, a arte, a ciência e a vida. Amem os bons momentos, os amigos, a sua alma e tudo que o que aprendeu até aqui, todas essas coisas te amarão de volta, sintam o desejo de viver e o amor pelas memórias. O amor romântico vem ao acaso, junto com o desejo e o interesse por todas as suas faces. E o mais importante: não nos coloquemos em uma situação que somos apenas desejadas quando queremos o amor sem que seja suplicado.
A importancia de falar sobre isso 👏🏻