Dentre todos os amores, que permaneçam as amizades
Pactos, segredos, confissões e conexão. A amizade verdadeira é um dos mais puros amores existentes entre os seres humanos

Quem nunca guardou um segredo de uma amiga, teve uma conversa profunda, criou um cumprimento especial, compartilhou os momentos mais memoráveis ou quis criar um pacto/tradição assim como as personagens de Quatro Amigas e um Jeans Viajante? A amizade é um dos pilares mais importantes durante toda a nossa vida, são elas quem estão presentes nos momentos importantes, não só apoiando, mas também vivendo junto diversas experiências.
Os amores amigos surgem em nossas vidas antes dos amores românticos e permanecem mais presentes que os amores fraternos durante as fases de descobrimento. Essas relações nos ensinam a convivência com outras pessoas logo na primeira infância, ensinam cumplicidade, respeito, empatia e resolução de conflitos na adolescência e esses aprendizados permanecem durante a vida adulta. Elas vivem conosco nossa primeira experiência em muitas situações, sabem das nossas primeiras travessuras em um momento que os nossos pais já não são as pessoas mais próximas. Um amigo te ensina sobre o amor antes da sua primeira paixão e é seu cúmplice em situações que sua família jamais entenderia.
Em uma matéria do Terra, a psicóloga Maria da Silva Conceição afirma que amizades sólidas oferecem suporte crucial para o bem estar psicológico e emocional, como redução de estresse, senso de pertencimento, suporte emocional entre outros. A conexão social também ajuda na saúde física e reduz o risco de doenças como Diabetes tipo 2 e Alzheimer. Manter laços com as pessoas ajuda a manter uma vida ativa e saudável.
Os amigos podem não ser os mesmos durante toda a nossa jornada, existem os amigos de infância, os amigos da adolescência (há quem diga que esses são os mais duradouros e com uma forte conexão), os amigos do trabalho, da faculdade, aqueles que conhecemos em situações inusitadas e nos tempos da tecnologia, há os amigos virtuais - não tão convencionais e com um certo risco, mas as conexões que começam pela internet também podem se estabelecer em algo sólido. Geralmente formamos amizades por interesses em comum durante determinada fase da vida e elas se mantêm caso a conexão emocional aconteça.
" A amizade ajuda os jovens a evitar o erro; ajuda os mais velhos, amparando-os em suas necessidades e suprindo as atividades que declinam com o passar dos anos; e os que estão no vigor da idade ela estimula a prática de nobres ações, pois com amigos –" dois que andam juntos "– as pessoas são mais capazes de agir e de pensar".
Ética a Nicômaco - Aristóteles
O primeiro rompimento de uma relação para muitas pessoas é provavelmente uma amizade e esse pode doer tanto quanto um término de um namoro. Até hoje me lembro de amizades que terminaram por uma discussão ou por falta de contato, fazendo com que os laços se afrouxassem. Os desentendimentos e desconexões podem doer tanto quanto uma relação amorosa, a diferença é que as pessoas não costumam categorizar tanto os amigos, como fazem com namoros - ao menos não explicitamente - os desentendimentos nem sempre são comunicados da forma certa e o desalinhamento entre ideias do que é amizade para ambos os lados pode acarretar em mágoas e sentimento de solidão. Assim como no amor romântico ou qualquer relação humana, também há ciúmes, brigas e diferenças que necessitam ser resolvidas. Há necessidade de manutenção e demonstração de sentimentos nas amizades, mesmo que de uma maneira bem mais leve e seja lá qual for a forma que cada indivíduo aja sobre isso.
Meus amigos sempre foram pessoas preciosas na minha vida, valorizo cada conexão em cada fase diferente, seja ela profunda e eterna ou passageira, Amo as pessoas que brincaram de casinha comigo, vibraram por um artista, me viram bêbada pela primeira vez, amo os que me faziam rir na sala de aula e os que estão comigo nos momentos mais difíceis. Há alguns que sinto que serão passageiros, mas no momento são maravilhosos e amo ainda mais os que sabem cada pensamento do meu cérebro, virgula por virgula. Todos esses me fizeram ser quem eu sou, me ensinaram que cada risada e cada choro juntos contam e são pessoas que eu não preciso ter vergonha de me mostrar vulnerável ou receio de me mostrar irresponsável. Entre todas as pessoas que passaram por mim, me lembrarei mais de vocês, amigos.
Sempre escrevo pensando nas pessoas à minha volta. Hoje, além de deixar claro que esse é para os meus amigos (e ele não está nem perto da grandeza que vocês são). Quero dedicar a uma amiga que faz aniversário hoje e é uma das pessoas mais especiais que eu conheci, espero que possamos crescer juntas e celebrar a vida uma da outra, espero que a nossa conexão se mantenha eterna.